
Parametrização Inicial do
Sistema de Gestão
Aprenda técnicas essenciais para
parametrizar sistemas de gestão e garantir automação eficiente e
resultados otimizados.


Parametrização Inicial do Sistema de Gestão
Aprenda técnicas essenciais para
parametrizar sistemas de gestão,
garantir automação eficiente e
resultados otimizados.


Curso Online e Gravado: Acesse e estude
no seu tempo.

Carga Horária:
5 horas de conteúdo prático e direto ao ponto.

Disponível:
Na área de membros, imediatamente após a inscrição.
Curso essencial para advogados e gestores que desejam otimizar seus sistemas de gestão.

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Carga Horária: 5 horas de conteúdo
prático e direto ao ponto.

Disponível: Na área de membros,
imediatamente após a inscrição.
Curso essencial para advogados e gestores que desejam otimizar seus sistemas de gestão.
Diferenciais do Curso
- O curso apresenta o roteiro de implementação de sistemas de gestão em escritórios de advocacia previdenciária com base em conceitos;
- Não adota um sistema de gestão específico como premissa para o sucesso;
- Apresenta praticamente todos os parâmetros, na sequência correta, para a correta parametrização do sistema;
- Não é necessário ser um profissional de TI para parametrizar e usar corretamente o sistema de gestão do escritório;
- Aborda a importância da relação CLIENTE x FORNECEDOR (escritório de advocacia x fornecedor do sistema de gestão);
- Apresenta a forma correta de elaboração de procedimentos de trabalho nas diversas atividades do escritório que envolvem o sistema de gestão;
- Reforça que o manual do sistema é responsabilidade do fornecedor do sistema de gestão. Não é responsabilidade do escritório elaborar um manual do sistema de gestão;
- Aponta os principais sistemas de gestão do mercado nacional, destacando as principais características de cada um.
Diferenciais do Curso
- O curso apresenta o roteiro de implementação de sistemas de gestão em escritórios de advocacia previdenciária com base em conceitos;
- Não adota um sistema de gestão específico como premissa para o sucesso;
- Apresenta praticamente todos os parâmetros, na sequência correta, para a correta parametrização do sistema;
- Não é necessário ser um profissional de TI para parametrizar e usar corretamente o sistema de gestão do escritório;
- Aborda a importância da relação CLIENTE x FORNECEDOR (escritório de advocacia x fornecedor do sistema de gestão);
- Apresenta a forma correta de elaboração de procedimentos de trabalho nas diversas atividades do escritório que envolvem o sistema de gestão;
- Reforça que o manual do sistema é responsabilidade do fornecedor do sistema de gestão. Não é responsabilidade do escritório elaborar um manual do sistema de gestão;
- Aponta os principais sistemas de gestão do mercado nacional, destacando as principais características de cada um.
Quem deve participar?
Advogados Previdenciaristas que utilizam ou planejam utilizar sistemas de gestão em seus escritórios.
Gestores de escritórios de advocacia previdenciária que desejam configurar sistemas de forma estratégica e eficiente.
Profissionais que buscam evitar retrabalho e maximizar o uso da tecnologia
Conteúdo Programático
Aula 1: Introdução à Parametrização de Sistemas de Gestão.
Objetivo: Compreender a importância da parametrização de sistemas para escritórios de advocacia e sua relação com a eficiência e automação de processos.
- Lista dos principais sistemas do mercado;
- O que é parametrização de sistemas de gestão?
- Benefícios da automação para a advocacia previdenciária;
- Introdução à estrutura dos sistemas de gestão (ERP Jurídico);
- Antes de parametrizar: Estudar e estruturar os dados existentes; Hierarquia dos dados;
Aula 2: Estrutura e componentes Essenciais do Sistema de Gestão e Manutenção do Sistema
Objetivo: Assegurar que todos os módulos do sistema estejam corretamente integrados para garantir uma gestão eficiente e sem retrabalhos.
- Definindo os módulos necessários para o escritório
- Parâmetros estruturais iniciais:
- Usuários;
- Criar usuário e senha;
- Alertas e notificações automáticas para equipe;
- Departamentos;
- Perfis de acesso (permissões em todos os módulos);
- Hierarquia entre valores;
- Advogados responsáveis;
- Auditoria dos parâmetros;
- Manutenção e atualização contínua do sistema;
- Erro comum: módulos mal integrados gerando duplicidade de trabalho;
Aula 3: Parâmetros de Cadastro de Clientes
Objetivo: Ensinar a parametrizar corretamente o cadastro de clientes, garantindo que todos os dados essenciais sejam armazenados adequadamente.
- Definição de campos obrigatórios no cadastro de contatos e clientes (CPF, CNH, dados de contato);
- Criação de categorias e grupos de clientes (pessoa física, jurídica);
- Erros comuns: subutilização de campos ou excesso de informações irrelevantes;
- Definir as listas de valores por campo;
Aula 4: Parametrização de pastas e processos. Parametrização de Processos Previdenciários por cliente
Objetivo: Parametrizar corretamente o módulo de processos, centralizando todas as informações relevantes sobre casos previdenciários.
- Definição de campos obrigatórios no cadastro de processos;
- Listas de valores por campo (exemplo: objetos de causa em processos previdenciários: aposentadoria, revisão, concessão);
- Acompanhamento processual: prazos, fases processuais e movimentações
- Integração de informações com o cadastro de clientes;
- Erro comum: Lista de objetos da causa: Trabalhar com uma lista finita x deixar o campo completamente aberto;
Aula 5: Configuração de tarefas de compromissos.
Objetivo: Criar tarefas personalizadas para o processo previdenciário com objetivo de reduzir o retrabalho e otimizar o fluxo de comunicação no escritório.
- A importância da gestão de tarefas e compromissos no contexto previdenciário;
- Lista de valores: tarefas personalizadas de acordo com o tipo de ação previdenciária;
- Valores obrigatórios no cadastro de tarefas/compromissos;
- Vinculação de tarefas/compromissos: cliente x processo;
- Configuração de lembretes;
- Relatórios automáticos e personalizáveis: para não perder tempo identificando prioridades;
- Parametrização da agenda: agenda do sistema x agenda Google (ou Outlook);
Aula 6: Parametrização de Modelos de Documentos.
Objetivo: Configurar e parametrizar modelos de documentos, para otimizar a geração de procurações, contratos e demais documentos rotineiros, fundamentais para a automação de atividades rotineiras no escritório previdenciário.
- Criação de templates automatizados para documentos previdenciários (petições, contratos);
- Gestão de versões e padronização de documentos;
- Erros comuns: templates mal estruturados e não adaptados ao sistema;
- Parametrização: modelos de documentos: pessoa x pasta x processo;
- Erro comum: má organização das pastas:
- Uma pasta por cliente?;
- Uma pasta por processo?;
- Um contrato por pasta? Um contrato por processo?;
OBS: Existe curso específico para este tema: Vide Curso “Parametrização de modelos de documentos no sistema de gestão”
Aula 7: Configuração de Fluxos de Trabalho Automatizados
Objetivo: Configurar fluxos de trabalho garantem a automação de tarefas diárias e o acompanhamento de prazos processuais
- Definição de fluxos de trabalho para processos previdenciários;
- Parametrização de workflow (fluxo de trabalho): etapas, duração, tempo entre etapas, responsável por etapas;
- Aplicação prática I: cobrança de documentos faltantes;
- Aplicação prática II: automatização de tarefas (movimentações processuais, prazos);
- Configuração de notificações e alertas automáticos;
Obs: Está previsto um curso específico para workflow no sistema de gestão.
Aula 8: Parâmetros Financeiros e Gestão de Honorários
Objetivo: Configurar o módulo financeiro para gerenciar honorários, pagamentos e garantir uma visão clara da saúde financeira do escritório.
- Definição de campos obrigatórios no cadastro de movimentos financeiros;
- Cadastro de valores por campo: contas contábeis crédito, contas contábeis débito e amarração para o DRE;
- Cadastro de honorários: fixos, percentuais e por êxito;
- Definição de planos de pagamento e formas de cobrança;
- Integração entre módulos financeiros e de processos;
- Integração com sistemas de pagamento e conciliação bancária;
- Configuração de relatórios financeiros automatizados;
- Parâmetros de faturamento e fluxo de caixa;
- Erro comum: má gestão de pagamentos e conciliação mal configurada;
Aula 9: Configurar a captura de andamentos processuais
Objetivo: Promover a alimentação automática dos andamentos processuais: administrativos (INSS e CRPS) e judiciais no sistema de gestão visando otimizar o dia a dia na gestão dos prazos.
- Configurar a captura a cada distribuição de ação;
- Como capturar os andamentos do INSS?
- Configuração de alertas e prazos processuais;
- Erros comuns:
- Carregar vários processos em duplicidade, desrespeitando os padrões de cadastro do escritório;
- Uso de robô de captura que desrespeita a LGPD e pode levar ao bloqueio do usuário no INSS Digital;
Aula 10: Relatórios e Painéis de Controle (Dashboards)
Objetivo: Ensinar como parametrizar relatórios e painéis de controle para acompanhar a performance do escritório e tomar decisões com base em dados.
- Criação de relatórios financeiros e de produtividade;
- Configuração de painéis de controle personalizados (casos, prazos, êxito);
- Relatórios de acompanhamento de processos (andamento processual, prazos);
- Relatórios financeiros: acompanhamento de honorários, despesas e receitas;
- Painéis de controle personalizados para monitorar métricas importantes;
- Integração por exportação de relatórios em formatos como PDF e Excel.
Aula Bônus: Principais Erros na parametrização e como evitá-los
Objetivo: apresentar os erros mais comuns cometidos durante a parametrização de sistemas de gestão.
Fornecer boas práticas para o sistema ser configurado corretamente desde o início. Garantir que o sistema seja corretamente implementado e utilizado.
- Erros comuns:
- Subutilização do sistema: quando o básico não é suficiente;
- Definição inadequada de campos obrigatórios;
- Falta de padronização nos cadastros;
- Configuração errada de fluxos de trabalho;
- Não integração entre módulos financeiros e de processos;
- Subutilização dos relatórios e dashboards.
Boas práticas para manter o sistema atualizado e eficiente.
Contéudo Programático
Aula 1: Introdução à Parametrização de Sistemas de Gestão.
Objetivo: Compreender a importância da parametrização de sistemas para escritórios de advocacia e sua relação com a eficiência e automação de processos.
- Lista dos principais sistemas do mercado;
- O que é parametrização de sistemas de gestão?
- Benefícios da automação para a advocacia previdenciária;
- Introdução à estrutura dos sistemas de gestão (ERP Jurídico);
- Antes de parametrizar: Estudar e estruturar os dados existentes; Hierarquia dos dados;
Aula 2: Estrutura e componentes Essenciais do Sistema de Gestão e Manutenção do Sistema
Objetivo: Assegurar que todos os módulos do sistema estejam corretamente integrados para garantir uma gestão eficiente e sem retrabalhos.
- Definindo os módulos necessários para o escritório
- Parâmetros estruturais iniciais:
- Usuários;
- Criar usuário e senha;
- Alertas e notificações automáticas para equipe;
- Departamentos;
- Perfis de acesso (permissões em todos os módulos);
- Hierarquia entre valores;
- Advogados responsáveis;
- Auditoria dos parâmetros;
- Manutenção e atualização contínua do sistema;
- Erro comum: módulos mal integrados gerando duplicidade de trabalho;
Aula 3: Parâmetros de Cadastro de Clientes
Objetivo: Ensinar a parametrizar corretamente o cadastro de clientes, garantindo que todos os dados essenciais sejam armazenados adequadamente.
- Definição de campos obrigatórios no cadastro de contatos e clientes (CPF, CNH, dados de contato);
- Criação de categorias e grupos de clientes (pessoa física, jurídica);
- Erros comuns: subutilização de campos ou excesso de informações irrelevantes;
- Definir as listas de valores por campo;
Aula 4: Parametrização de pastas e processos. Parametrização de Processos Previdenciários por cliente
Objetivo: Parametrizar corretamente o módulo de processos, centralizando todas as informações relevantes sobre casos previdenciários.
- Definição de campos obrigatórios no cadastro de processos;
- Listas de valores por campo (exemplo: objetos de causa em processos previdenciários: aposentadoria, revisão, concessão);
- Acompanhamento processual: prazos, fases processuais e movimentações;
- Integração de informações com o cadastro de clientes;
- Erro comum: Lista de objetos da causa: Trabalhar com uma lista finita x deixar o campo completamente aberto;
Aula 5: Configuração de tarefas de compromissos.
Objetivo: Criar tarefas personalizadas para o processo previdenciário com objetivo de reduzir o retrabalho e otimizar o fluxo de comunicação no escritório.
- A importância da gestão de tarefas e compromissos no contexto previdenciário;
- Lista de valores: tarefas personalizadas de acordo com o tipo de ação previdenciária;
- Valores obrigatórios no cadastro de tarefas/compromissos;
- Vinculação de tarefas/compromissos: cliente x processo;
- Configuração de lembretes;
- Relatórios automáticos e personalizáveis: para não perder tempo identificando prioridades;
- Parametrização da agenda: agenda do sistema x agenda Google (ou Outlook);
Aula 6: Parametrização de Modelos de Documentos.
Objetivo: Configurar e parametrizar modelos de documentos, para otimizar a geração de procurações, contratos e demais documentos rotineiros, fundamentais para a automação de atividades rotineiras no escritório previdenciário.
- Criação de templates automatizados para documentos previdenciários (petições, contratos);
- Gestão de versões e padronização de documentos;
- Erros comuns: templates mal estruturados e não adaptados ao sistema;
- Parametrização: modelos de documentos: pessoa x pasta x processo;
- Erro comum: má organização das pastas:
- Uma pasta por cliente?;
- Uma pasta por processo?;
- Um contrato por pasta? Um contrato por processo?;
OBS: Existe curso específico para este tema: Vide Curso “Parametrização de modelos de documentos no sistema de gestão”
Aula 7: Configuração de Fluxos de Trabalho Automatizados
Objetivo: Configurar fluxos de trabalho garantem a automação de tarefas diárias e o acompanhamento de prazos processuais
- Definição de fluxos de trabalho para processos previdenciários;
- Parametrização de workflow (fluxo de trabalho): etapas, duração, tempo entre etapas, responsável por etapas;
- Aplicação prática I: cobrança de documentos faltantes;
- Aplicação prática II: automatização de tarefas (movimentações processuais, prazos);
- Configuração de notificações e alertas automáticos;
Obs: Está previsto um curso específico para workflow no sistema de gestão.
Aula 8: Parâmetros Financeiros e Gestão de Honorários
Objetivo: Configurar o módulo financeiro para gerenciar honorários, pagamentos e garantir uma visão clara da saúde financeira do escritório.
- Definição de campos obrigatórios no cadastro de movimentos financeiros;
- Cadastro de valores por campo: contas contábeis crédito, contas contábeis débito e amarração para o DRE;
- Cadastro de honorários: fixos, percentuais e por êxito;
- Definição de planos de pagamento e formas de cobrança;
- Integração entre módulos financeiros e de processos;
- Integração com sistemas de pagamento e conciliação bancária;
- Configuração de relatórios financeiros automatizados;
- Parâmetros de faturamento e fluxo de caixa;
- Erro comum: má gestão de pagamentos e conciliação mal configurada;
Aula 9: Configurar a captura de andamentos processuais
Objetivo: Promover a alimentação automática dos andamentos processuais: administrativos (INSS e CRPS) e judiciais no sistema de gestão visando otimizar o dia a dia na gestão dos prazos.
- Configurar a captura a cada distribuição de ação;
- Como capturar os andamentos do INSS?
- Configuração de alertas e prazos processuais;
- Erros comuns:
- Carregar vários processos em duplicidade, desrespeitando os padrões de cadastro do escritório;
- Uso de robô de captura que desrespeita a LGPD e pode levar ao bloqueio do usuário no INSS Digital;
Aula 10: Relatórios e Painéis de Controle (Dashboards)
Objetivo: Ensinar como parametrizar relatórios e painéis de controle para acompanhar a performance do escritório e tomar decisões com base em dados.
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Aula Bônus: Principais Erros na parametrização e como evitá-los
Objetivo: apresentar os erros mais comuns cometidos durante a parametrização de sistemas de gestão.
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Pronto para parametrizar seu sistema de gestão
com eficácia?
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12x de R$ 33,15
ou à vista no boleto, pix ou cartão
por R$ 333,15
Não adie e assegure sua vaga no curso
que irá revolucionar sua gestão.
Quem deve participar?
Advogados previdenciaristas que utilizam ou planejam utilizar sistemas de gestão em seus escritórios;
Gestores de escritórios de advocacia previdenciária que desejam configurar sistemas de forma estratégica e eficiente;
Profissionais que buscam evitar retrabalho e maximizar o uso da tecnologia.
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Perguntas Frequentes:
1) O curso indica um sistema de gestão específico?
Não. O IPMF – Instituto Professora Melissa Folmann não tem vínculo com qualquer sistema de gestão. Apresentamos no curso todas as variáveis necessárias para um sistema de gestão. Entendemos que não existe o "sistema de gestão perfeito" para todos os escritórios. Apontamos, sim, quais são os pré-requisitos necessários na implantação de um sistema de gestão.
2) Este curso vale para escritórios que desenvolveram o seu próprio sistema de gestão?
Sim. O conteúdo do curso é aplicável tanto para sistemas de gestão comercializados pelos maiores fornecedores quanto para sistemas "caseiros", desenvolvidos pelo próprio escritório de advocacia.
3) Posso tratar dúvidas específicas do meu sistema de gestão neste curso?
Não, pois é um curso gravado. Não há como haver interação direta entre professor e alunos. Contudo, existem duas possibilidades para os alunos colocarem suas dúvidas:
a) Por meio de Consultoria Pontual: adquirindo horas pontuais de consultoria com o IPMF. Consulte o menu "Consultoria" em nosso site;
b) Via "Casoteca Jornada Lean": ocorre bimestralmente. A pauta para uma ou mais casotecas de gestão de escritório pode incluir sua dúvida. Basta submetê-la na área do aluno do IPMF.
4) O IPMF possui um sistema de gestão de escritórios que tenha sido desenvolvido por vocês?
Não. O foco do trabalho do IPMF são cursos, consultorias e mentorias.
5) Por quanto tempo terei acesso ao curso?
Você terá acesso ao curso por 12 meses a partir da disponibilização do curso. Durante esse período não há limite de acesso ou de visualização das aulas. Você pode assistir quantas vezes quiser.
6) Quando poderei ter acesso ao meu certificado?
O certificado será emitido assim que você concluir todas as aulas do curso.
7) Qual a modalidade do curso?
O curso é totalmente online, e as aulas ficarão gravadas.
Perguntas Frequentes:
1) O curso indica um sistema de gestão específico?
Não. O IPMF – Instituto Professora Melissa Folmann não tem vínculo com qualquer sistema de gestão. Apresentamos no curso todas as variáveis necessárias para um sistema de gestão. Entendemos que não existe o "sistema de gestão perfeito" para todos os escritórios. Apontamos, sim, quais são os pré-requisitos necessários na implantação de um sistema de gestão.
2) Este curso vale para escritórios que desenvolveram o seu próprio sistema de gestão?
Sim. O conteúdo do curso é aplicável tanto para sistemas de gestão comercializados pelos maiores fornecedores quanto para sistemas "caseiros", desenvolvidos pelo próprio escritório de advocacia.
3) Posso tratar dúvidas específicas do meu sistema de gestão neste curso?
Não, pois é um curso gravado. Não há como haver interação direta entre professor e alunos. Contudo, existem duas possibilidades para os alunos colocarem suas dúvidas:
a) Por meio de Consultoria Pontual: adquirindo horas pontuais de consultoria com o IPMF. Consulte o menu "Consultoria" em nosso site;
b) Via "Casoteca Jornada Lean": ocorre bimestralmente. A pauta para uma ou mais casotecas de gestão de escritório pode incluir sua dúvida. Basta submetê-la na área do aluno do IPMF.
4) O IPMF possui um sistema de gestão de escritórios que tenha sido desenvolvido por vocês?
Não. O foco do trabalho do IPMF são cursos, consultorias e mentorias.
5) Por quanto tempo terei acesso ao curso?
Você terá acesso ao curso por 12 meses a partir da disponibilização do curso. Durante esse período não há limite de acesso ou de visualização das aulas. Você pode assistir quantas vezes quiser.
6) Quando poderei ter acesso ao meu certificado?
O certificado será emitido assim que você concluir todas as aulas do curso.
7) Qual a modalidade do curso?
O curso é totalmente online, e as aulas ficarão gravadas.